É muito comum pensar e bem verdade dizer que os profissionais da área de publicidade e propaganda, sobretudo os que trabalham para grandes empresas, são em partes responsáveis pela propagação de idéias e ações que reforçam os esteriótipos, o preconceito, que tornam sentimentos vendíveis, qualidades compráveis e utilizam de forma bastante inteligente, vale ressaltar, o imaginário das pessoas para que aceitem tal produto, tal serviço, tal empresa, como a tal.
Uma vez percebendo e vivenciando essa manipulação publicitária, que se faz como uma vertente bastante lucrativa dos interesses capitalistas midiáticos, o movimento feminista e de mulheres vem pautando em suas agendas, o combate a ações como estas, que implicam diretamente, no combate a publicidade, em seu formato como se apresenta atualmente.
E este então se faz como o motivo da minha inquietação diária, em estar em uma posição de feminista e publicitária. Segundo orientações da academia, uma ou um profissional de publicidade e propagando estar apto a desenvolver suas habilidades criativas e estratégicas em prol do comércio. Publicidade é a alma do negócio, dizem os estudiosos sobre publicidade, outros afirmam que, o humor e o lúdico na publicidade, abrem corações e bolsos.
Diante de uma questão tão delicada sobre o prazer de criar, de exercer nossas habilidades produtivas, ações fundamentais na publicidade e combater o machismo, a homolesbofobia, os esteriótipos e outras ações fundamentais dentro do feminismo. Cabe a mim e a outros tantos profissionais utilizarem da publicidade e propaganda para assim, propagarem idéias de uma outra forma de viver, de comprar, de consumir, de ser e estar.
Acredito que durante muito tempo o comunicar-se esteve à margem dos movimentos sociais e hoje enxergamos essa necessidade de fazermos parte desta comunicação, do contra ponto as grandes empresas midiáticas, da inserção quando necessária, das formas alternativas de comunicação, do domínio da linguagem e da utilização inclusive da publicidade e propaganda como ferramenta de uso em ações e campanhas protagonizadas pelo movimento feminista e de mulheres. Dessa forma amenizo a crise ou a contradição entre o ser feminista e o ser publicitária, enxergando e viabilizando uma maior relação entre ambas, de forma que utilizemos a publicidade e propaganda como uma forte aliada nas nossas questões feministas.
Produções áudio-visual, campanhas elaboradas, estudo de público, utilização de banners, cartazes, panfletos, podem ser ferramentas importantíssimas na propagação dos ideais feministas, se assim for, sem mais crises.
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